sábado, 25 de junho de 2011

Vietenã se moderniza e persiste na política de renovação.


Senti necessidade de reproduzir as informações do XI Congresso do PC do Vietenã, que para @s que gostam de política sabem que depois da Declaração da Independência, proclamada em 1945 pelo presidente Ho Chi Minh, os vietnamitas tiveram que enfrentar os invasores estrangeiros  ao invés de se dedicar à reconstrução do país. Em 1975 foi conquistada a reunificação, após uma prolongada e sanguinolenta luta contra o colonialismo francês e a agressão dos EUA. A derrota do imperialismo foi magnifica e levantou a sociedade norte-americana contra a guerra, mas a economia do país tinha sido devastada. Por isso a realidade atual tem que ser conhecida por tod@s.




A construção do socialismo com peculiaridades vietnamitas – consubstanciadas na política do  “Doi Moi” – foi reafirmada como política de Estado nas conclusões do XI Congresso do Partido Comunista do Vietnã.

O extenso documento traz à luz o crescimento anual médio de 7,5% obtido durante o período de 2001 a 2005 e a utilização com êxito do desenvolvimento econômico para solucionar problemas sociais, especialmente a eliminação da fome e o alívio da pobreza.
Mas, ao mesmo tempo, Nong Duc Manh apontou problemas e fraquezas, tanto no trabalho partidário como na esfera econômica, a qual, disse, "não esteve à altura das suas potencialidades" apesar dos avanços obtidos.
À abertura, no Salão de Atos da praça Ba Dinhm, estiveram presentes cerca de 1,2 mil delegados e um grande número de convidados, entre os quais estavam os antigos líderes do partido e do Estado, além de figuras como o lendário general Vo Nguyen Giap, herói do Vietnã.
Os delegados discutirão até o dia 25 de abril o conteúdo dos documentos preparados pelo 15.º Pleno do Comitê Central, avaliarão os 20 anos de renovação, aprovarão os objetivos até o fim do decênio e traçarão as linhas para combater os "fenômenos negativos".
O título do informe é eloqüente: "Elevar a liderança e a combatividade do Partido, desenvolver a força de toda a nação, estimular integralmente o processo de renovação e retirar o país do subdesenvolvimento".
O líder vietnamita sublinhou que "durante os últimos 20 anos, o processo de renovação do nosso país, graças aos grandes esforços de todo o partido, o povo e o exército, obteve êxitos destacados historicamente significativos".
Entretanto, Nong Duc Manh observou que uma parcela de autoridades e funcionários teria passado por uma séria "degradação da ideologia política, da ética, do estilo de vida, via oportunista, burocrática, pela corrupção e pelo desperdício".
Sublinhou que é necessário reforçar a prevenção e a luta contra a corrupção, para criar uma direção limpa, estável e forte, e superar esse fenômento que, segundo disse, é um dos grandes riscos que ameaçam a existência do sistema.
Também indicou que falta capacidade combativa a muitos organismos de base, a formação ideológica precisa ser melhor trabalhada, o trabalho teórico tem carências e tem havido baixa qualidade e eficiência no trabalho de fiscalização e supervisão.
O informe reiterou o propósito do país de converter-se em uma nação incustrializada e moderna em 2020, “O Produto Interno Bruto cresceu em média 7,51% no período de 2001-2005, cumprindo o plano aprovado no 9º Congresso; a mobilização dos recursos internos para o desenvolvimento teve mudanças positivas, permitindo reforçar as potencialidades e as bases materiais e técnicas da economia”, assinalou Nong Duc Manh, secretário-geral do partido, no Informe Político do Comitê Central, apontando que “em 2005, o valor da produção agrícola, madeireira e da pesca, representou 20,9% do PIB; a produção industrial, 41%; os serviços, 38,1%; direcionando a economia para a industrialização e modernização”.
Em relação à política externa, o PCV anunciou que continuará seguindo uma linha de independência, paz, cooperação e desenvolvimento, e uma política de abertura, multilateralismo e diversificação das relações internacionais.
"As tarefas das relações exteriores são as de manter um ambiente pacífico e de criar condições favoráveis para o processo de renovação, o desenvolvimento sócioeconômico, a industrialização e modernização, construção e defesa", observou o secretário-geral

Fonte: Prensa Latina