domingo, 25 de abril de 2010

FALTA DEMOCRACIA NOS FÓRUNS DO BANESE

Na ultima assembléia de acionistas do Banese ocorrida no dia 12/04, foi colocada em prática a formulação de Maquiavel, “Os fins justificam os meios”. Para orientar uma ação que se presume, com o fim de garantir seu domínio na instância máxima da empresa, lançou mão de atitudes antidemocráticas, injustas e desrespeitosas. Fato que tem se tornado habitual na prática desse gestor (acabou com a mesa de negociação que foi implementada pelo governo de Sergipe como uma promissão de dialogar com as representações dos servidores públicos do Estado.

Pela primeira vez o representante dos trabalhadores do Banco no Conselho de Administração chegou à sala de reunião onde aconteceria a AGO e pasmem a porta encontrava-se trancada, tendo que bater e alguém vir abrir. Em seguida, outro colega, que também é acionista chegou para participar da Assembléia e a porta também estava trancada, bateu e quando abriram a porta o Supremo Presidente, digo, do Conselho, disse que ele não poderia participar da reunião por ter chegado 10 minutos atrasado. Onde está escrito que um acionista não tem acesso à assembléia porque chegou atrasado. Esta foi a primeira vez que o fato aconteceu no Banese.

Mas, em se falando do Banese, nos últimos tempos este tipo de comportamento antidemocrático tem se tornado rotina, utilizando-se de qualquer meio para atingir os seus objetivos. Auto lá, Primeiro Ministro, ou, Presidente, ou Secretario! É tão grande o poder que chega a confundir-se. Apesar de política e moral enquanto formas de comportamento não se identificarem, a política não pode absorver a ética, nem esta pode ser reduzida à política. Por isso as boas práticas de gestão elegem a democracia como a melhor pratica contemporânea.
Onde será que ele aprendeu tanto? ...



Ivânia Pereira
Diretora do Sindicato e Func. do Banese