sábado, 11 de dezembro de 2010

16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas

A Conferência das Partes, COP, nasceu do esforço ONU em 1990 quando das discussões sobre a relação entre a emissão de gases do efeito estufa e o aumento da temperatura do planeta. Naquele momento foi criado um comitê para negociar um acordo sobre mudanças do clima entre os países e por um acordo mundial. Desde 1995 estes países se reúnem todos os anos.
A 16º COP das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ocorreu no período de 29 de novembro a 10 de dezembro desse ano, no México. Entre os principais objetivos esteve o compromisso com a segunda fase do Protocolo de Quioto, que vai de 2012 a 2020. Definiu as metas para a redução da emissão dos gases do efeito estufa. Foi discutido a criação de um fundo global de apoio aos países em desenvolvimento e transferência de tecnologia; os mecanismos de redução de emissões por degradação e desmatamento ( REDD) e educação ambiental.
Cientistas afirmam que os gases do efeito estufa são os grandes responsáveis pelo aquecimento global. Caso eles não sejam reduzidos, os efeitos podem ser danosos para o meio ambiente e para a própria sociedade global. Algumas consequências são esperadas ainda para esse século, como o aumento da incidência de secas, o derretimento de geleiras, o aumento do nível do mar e a intensificação dos surtos epidemiológicos.